Onde Ir

Visitar Urubici é ter a oportunidade de conhecer um dos lugares mais bonitos de Santa Catarina. A cidade tem vários motivos que valem a sua visita, é o destino certo para ser visitado o ano todo. São inúmeras as opções de passeios em Urubici, conheça aqui os melhores lugares e atrações que a cidade oferece.

MORRO DA IGREJA

Localização: Aparados da Serra Geral
Distância: 29 km
Atrativo: Público
Acesso: Fácil
Histórico: Ponto culminante habitado da Serra Geral com 1822m de altitude, todos os anos no inverno há ocorrência de neve. Em 1996 foi registrado a temperatura mínima recorde no Brasil, de 17,8ºC negativos no termômetro, e 40º C negativo na sensação térmica.
Neste local está instalada o CINDACTA II pela Ministério da Aeronáutica, onde é feita o controle do tráfego aéreo do RS e SC.
Dicas: É comum baixas temperaturas mesmo no verão, levar agasalhos, melhor período para visitação é das 09:00h às 16:00h.
OBS: Ônibus .

PEDRA FURADA

Localização: Morro da Igreja – Aparados da Serra Geral
Distância: 29 km
Atrativo: Público
Acesso: Fácil
Histórico: Formação rochosa como uma escultura natural em forma de janela medindo aproximadamente 30 metros de circunferência. Situado nas divisas de três municípios, Orleans, B. Jardim da Serra e Urubici.
Dicas: É comum baixas temperaturas mesmo no verão, levar agasalhos, melhor período para visitação é das 09:00h às 16:00h, para a visualização deve-se caminhar 20 metros até a borda à direita junto ao cannyon.

CASCATA VÉU DE NOIVA

Localização: Aparados da Serra Geral
Distância: 18 km
Atrativo: Particular
Acesso: Fácil
Histórico: Com aproximadamente 60 metros de altura, suas águas geladas descem por um paredão de basalto cercada de mata nativa.
Dicas: Local ideal para prática de rappel principalmente para iniciantes. Taxa de acesso por visitante R$ 4,00.

INSCRIÇÕES RUPESTRES

Localização: Morro do Avencal
Distância: 5 km
Atrativo: Público
Acesso: Fácil
Histórico: Sinais nas rochas, feitas por povos antigos em lugares considerados sagrados, com aproximadamente 4.000 anos.
Dicas: Melhor horário para visitação no período da tarde.

GRUTA NOSSA SENHORA DE LOURDES

Localização: Distrito de Santa Terezinha
Distância: 10 km
Atrativo: Público
Acesso: Fácil (s/pavimentação)
Histórico: Gruta natural, desde 1944 existe imagem da Santa, que é o destino de peregrinos de todo o estado. No mês de Outubro a Igreja Católica realiza a Romaria da Penitência.
Dicas: Pode ser visitada a qualquer hora do dia.

SERRA DO CORVO BRANCO

Localização: Serra Geral
Distância: 30 km
Atrativo: Público
Acesso: Fácil
Histórico: Emaranhado de escarpas e montanhas por onde passa a SC 439. Possui o maior corte em rocha no Brasil com 90 metros. Sua denominação provém da existência de aves do mesmo nome da região. Situado entre Urubici e a cidade de Grão-Pará.
Dicas: Apenas 600 metros da Serra do Corvo Branco é pavimentada. Possui um mirante para observações. Não tentem descer ou subir com veículos de grande porte sem antes averiguar o trajeto, principalmente ônibus e caminhões.

MORRO DO ODERDENG

Localização: Serra Geral
Distância: 4 km
Atrativo: Particular
Acesso: Moderado
Histórico: Com 1.400 metros de altitude, está situada neste local, a rampa de vôo livre. Oferece uma impressionante vista panorâmica da cidade.
Dicas: Pode ser feito com veículo de tração simples, mais porém, com suspensão alta.

CAVERNA RIO DOS BUGRES

Localização: Povoado de Rio dos Bugres
Distância: 11 km
Atrativo: Particular
Acesso: Fácil
Histórico: Formada por túneis interligados, seriam como habitações indígenas.
Dicas: Recomendamos a contratação de um guia local para esta visitação, trazer lanternas.

CACHOEIRA RIO DOS BUGRES

Localização: Contrafortes da Serra Geral
Distância: 14 km
Atrativo: Particular
Acesso: Fácil a Moderado
Histórico: Queda d’água com 120 metros de altura, excelente opção para trekking. Dicas: Trilha com duração de até 4 horas, recomenda-se contratar guia local. Não deixe de levar tênis com solado de látex, repelente, kit de primeiros socorros, roupas confortáveis para caminhada e principalmente um lanche.

CACHOEIRA DO AVENCAL

Localização: Morro do Avencal
Distância: 8 km
Atrativo: Particular
Acesso: Fácil
Histórico: Cachoeira com 100 metros de queda livre, ótima para os adeptos do rappel, o nome avencal deriva de avenca, vegetação comum na região.
Dicas: Uso de calçados para trilha na sua visitação pela parte de baixo, e cuidado com pedras escorregadias próxima a sua queda. Na parte superior da cachoeira, de acesso fácil, faz que o veículo fique bem próximo do cannyon, poderá ser visitada a qualquer hora do dia.

MORRO DO CAMPESTRE

Localização: Altos da Serra do Campestre
Distância: 8 km
Atrativo: Particular
Acesso: Fácil
Histórico: Imponente formação rochosa (arenito) com altura de 1.380 metros de altitude do nível do mar. De cima do morro avista-se quase todo o vale do Rio Canoas.
Dicas: Acesso até ao topo do morro poderá feito

A IGREJA

Localização: Centro da cidade.
Atrativo: Público
Acesso: Fácil
Histórico: Chama sua atenção por sua estrutura diferenciada, é uma das maiores igrejas do estado. Idealizada pelo Pe. José Alberto Gonçalves Espíndola. Seus restos mortais estão sepultado no seu interior.

MIRANTE

Localização: Morro do Avencal
Distância: 5 km
Atrativo: Público
Acesso Fácil
Histórico: Local onde se tem uma vista panorâmica de toda a cidade.

Fonte: www.serracatarinense.com