APRESENTAÇÃO
Bela por natureza. Com exuberantes paisagens, Urubici é um dos principais destinos turísticos da Serra Catarinense.
Com suas paisagens e uma gastronomia típica variada, somados ao acolhimento de seu povo, Urubici se estabeleceu como o destino turístico mais cobiçado da Serra Catarinense, nas quatro estações.
É conhecida também como principal produtora de hortaliças do Estado de SC, com destaque na fruticultura (principalmente maçã), além da produção de mel, doces, queijos, conservas, embutidos, entre outros.
É difícil escolher por onde começar porque todos os passeios são emocionantes.
Seja bem-vindo! Descubra Urubici!
Tópicos:
TURISMO
A cidade de Urubici vem ganhando cada vez mais notoriedade no Turismo. Nos últimos anos cresceu exponencialmente a oferta de hospedagens, restaurantes, e até mesmo os atrativos turísticos.
Principais categorias de turismo em Urubici:
- Passeios e Aventuras
- Morros e Serras
- Trilhas
- Mirante
- Cachoeiras e Cascatas
Os atrativos turísticos disponíveis hoje em Urubici e seus arredores são:
ONDE IR
Cachoeira Rio dos Bugres
A cascata impresiona com seus 218 metros de altura e a água em queda livre pelos paredões rochosos. Para chegar não é difícil. Siga pela Rodovia SC-370 e ao chegar na comunidade de Santo Antônio entre a esquerda, sentido comunidade de Rio dos Bugres. A partir daí o acesso é por estrada de chão.
Parque Nacional São Joaquim
O Parque Nacional de São Joaquim é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral da natureza, localizado nas regiões Serrana e Sul do estado de Santa Catarina, com território distribuído pelos municípios de Bom Jardim da Serra, Grão-Pará, Lauro Müller, Orleans e Urubici.
Cachoeira da Neve
Urubici é repleta de cascatas e cachoeiras. Algumas são de acesso ao público geral, mas muitas são localizadas dentro de propriedades particulares, como é o caso da Cachoeira da Neve.
Mirante de Urubici
Esta é a primeira parada para quem está chegando na cidade de Urubici ou saindo em direção a São Joaquim. O Mirante é um ótimo local para apreciar a vista da cidade, que é cercada de montanhas e vegetação serrana.
Clique aqui para retornar ao início
O QUE FAZER
Gruta Nossa Senhora de Lourdes
Ponto de peregrinação religiosa, fica na localidade de Santa Terezinha, a 10 km do centro de Urubici, no caminho para o Morro da Igreja.
ONDE COMER
Chateau du Valle Restaurante
Culinária europeia do fondue de queijo, carne e chocolate, com pratos individuais apurados e diversificados. Cozinhar é um ato de conexão do ser humano à natureza, em seu processo de experimentação e descoberta do novo. Cozinhar para o outro é um ato de entrega, no qual colocamos nossos sonhos, sentimentos, emoções, materializados em sabores que expressam nosso desejo de sermos melhor.
Emporium Serra do Sol Bar e Restaurante
O Emporium Serra do Sol oferece um cardápio variado de massas e carnes nobres elaboradas do jeito serrano. Para os apreciadores de cerveja artesanal, oferece mais de 80 rótulos de cervejarias catarinenses. Possui ainda uma adega com os melhores vinhos de altitude da Serra.
Illa Gastronomia
As receitas foram passadas de geração em geração, desde os pães da Vó Cristina, o classico bar do Nonoca, os buffets de casamentos magníficos que só a Enair sabia fazer... essas gerações sempre recheavam suas recepções com a culinária moderna de seu tempo. Foi o que estes dois jovens irmãos fizeram com as receitas que lhes foram passadas de 1920 a 2020. Espere uma viagem culinaria local e familiar, ao longo de um século. Venha nos acompanhar nessa releitura do século XXI.
La Morena Carnes Nobres
As culinárias Argentina e Brasileira estão no cardápio deste restaurante. Experimente grelhado misto fascinante, bife de chouriço bom e bifes ótimos. Aqui você pode pedir bom cortado. Saúde e segurança: Necessidade de fazer reserva · É feita uma medição de temperatura · A equipe usa máscaras de proteção · A equipe passa por uma medição de temperatura · Desinfecção das superfícies entre um cliente e outro.
Mananli Bistrô
Nosso cardápio traz massas caseiras feitas artesanalmente pela casa, uma massa leve e saborosa, sem igual. Nossos molhos também são preparados por nós com ingredientes locais frescos, sem adição de nenhum tempero industrializado farto de sódio. Da mesma maneira produzimos nossos hambúrgueres artesanais, com cortes selecionados, e nosso pão de cerveja é outro diferencial. Contamos ainda com saladas frescas, trutas grelhados ou defumadas, que podem acompanhar uma de nossas massas ou saladas. Sopas, sobremesas, tigela de açaí, cafés especiais, milk-shakes, vinhos de altitude e cervejas artesanais também fazem parte de nosso menu.
Montês Restaurante
O Restaurante Montês está localizado no Centro da cidade, em um local pitoresco e discreto ao lado da Igreja Matriz. Possui um cardápio variado da cozinha internacional com toques da culinária típica serrana, elaborados com sofisticação e perfeccionismo. Possui ainda uma ampla variedade de Vinhos Finos de Altitude e de Cervejas Artesanais, além de uma boutique com acessórios femininos e artesanatos com motivos locais.
Paradouro Santo Antônio
O restaurante Paradouro Santo Antônio é o portal de acesso à Estalagem Santo Antônio. Construído com materiais de demolição, o restaurante é um espaço aconchegante que combina o rústico com a sofisticação. No Paradouro Santo Antônio são servidos cortes de carnes, peixes, risotos, sopas e saladas.
Restaurante Casarão da Serra
O Restaurante Casarão abriu suas portas há 4 anos em Urubici/SC. A sua construção é feita com material de demolição, sendo assim, vem com um conceito de ambiente inovador, do rústico ao sofisticado. Um ambiente único para atender a população Urubiciense e os visitante que aqui se fazem presentes o ano todo. Com atendimento hospitaleiro, com pratos de qualidade e bebidas maravilhosas, o Casarão está esperando por você.
Restaurante La Fondue Muller
"Olá, Somos uma empresa familiar com mais de 8 anos de história aqui em Urubici Santa Catarina. Primeira casa de fondue da cidade e com tradicional buffet de sopas, sempre prezamos pelos nossos clientes visando proporcionar a melhor experiência possível. Nosso ambiente é totalmente rústico serrano contando com 5 lareiras entre salão e recepção. Venha viver essa experiência com nosco em Urubici Santa Catarina á família Müller lê aguarda de portas abertas."
Restaurante Véu de Noiva
Eu fui junto com uns amigos e foi muito maravilhoso. Atendimento excelente, comida boa,da entrada à saida foi incrível, a cascata Véu de noiva, A Cascata dos namorados e a trilha das Três Irmãs é perfeita!! Quem tiver a oportunidade de visitar que vá! Agradeço imensamente a cortesia de todos que trabalham lá.
Semola Culinária Italiana
Menu com diversas massas e molhos, pizzas, destaque às bruschettas, ingredientes orgânicos e clima intimista. Este restaurante é recomendado para amantes da culinária Italiana. O pizza saborosa, espaguete carbonara ótimo e gorgonzola fascinante podem ser exatamente o que faltava no seu dia. Peça tiramisù bom e queijadas saborosas. Provavelmente, retornará a restaurante Semola - Culinaria Italiana mais tarde para provar bom cordial ou boas margaritas. Peça um ótimo cortado servido aqui.
Clique aqui para retornar ao início
POR PERTO
Bairros e distritos
- Águas Brancas
- Baiano
- Brasília
- Canudo
- Centro
- Consolação
- Feti
- Santo Antônio
- Santa Catarina
- Santa Tereza
- São José
- São Pedro
- Traçado
- Vacas Gordas
- Campestre
- São Francisco
- Rio do Engano
- Rio dos Bugres
- Rio Vacarianos
Cidades próximas
- Anitápolis
- Bom Retiro
- Grão-Pará
- Orleans
- Rio Fortuna
- Rio Rufino
- Santa Rosa de Lima
- São Joaquim
- Urupema
Clique aqui para retornar ao início
HISTÓRIA
Por marcar a história de várias civilizações, Urubici exibe, até hoje, a passagem de seus primeiros habitantes. São sinais registrados em pedras há pelo menos 40 séculos, comparável às inscrições encontradas em alguns outros pontos do litoral catarinense.
Segundo historiadores, o ano de 1711 é data base para Urubici, quando dom João V ordena que os jesuítas procurem minas e catequizem índios até o rio Caçadores. Com essa missão, os padres José Mascarenhas e Luís de Albuquerque traçam marcos na região - marcos do Maranhão até Laguna, a considerada "região do ouro".
O primeiro marco foi colocado no Morro Pelado (comando indígena), o segundo no Morro da Mala (onde moravam os padres) e o terceiro no Morro do Panelão (onde ficavam as tropas que carregariam o ouro).
Conta-se que grande porção do ouro foi enterrada nas rochas pelos jesuítas. Os índios, na maioria tupi-guarani, foram catequizados em grupos e já eram remanescentes de outras regiões.
Conta-se que existem mapas em originais e cópias, nunca vistos. Urubici registrava um pinheiral espantoso, um "mar de pinheiros", e em outras regiões, não em todas, alguns banhados, com sumidouros de animais e pessoas não orientadas.
Alguns índios já conheciam missionários e orientavam jesuítas pelas andanças. Padre Luís relata que, ao fincar uma grande cruz no dia 1 março, ela mergulhou no pântano, mais de um metro, sem nenhuma força. Em cada marco, foi plantada uma cruz jesuítica, com ramos amarrados na altura de Cristo.
Nos anais do livro 12 Jesuítas no Estado de Santa Catarina (Biblioteca dos Jesuítas do Rio de Janeiro), além desse relatório, existe o seguinte:
Os jesuítas (que na opinião de muitos eram homens comuns com vestes de padres) levavam pessoas em cargueiros para acamparem e ficarem acampadas nas regiões por onde andavam. No planalto, acamparam doze homens com cavalos, fora os dois padres que comandavam a pesquisa.Balaios cheios de artefatos indígenas eram levados continuamente de volta à missão no Morro do Pelado de onde eram levados para o Rio. Com eles, ia um bugreiro, Samuel Kupll, que preparava o chão da missão e fazia o marco; Manuel Sampaio que era cuidador de tropas; os guapos que a cavalo iam pela região, com Liro Santo, Caetano Matoso e outros.
O município era habitado por índios xoclengues quando os primeiros colonizadores de origem europeia, vindos de Tubarão, São Joaquim e Bom Jesus, chegaram na região.
Os novos habitantes logo expulsaram os índios, cujos vestígios ainda podem ser encontrados as e inscrições rupestres espalhadas por todo o território. De 1903 a 1911, imigrantes agricultores e madeireiros fixam-se na região.
Em 1924, sabendo da fertilidade no solo do vale do rio Canoas, chegaram, à região, imigrantes italianos, alemães e letões, que tornaram, a agricultura e pecuária, as principais atividades econômicas da região.
Clique aqui para retornar ao início
GEOGRAFIA
As montanhas da Serra Catarinense, região com altitudes próximas aos 1 800 metros, registram as temperaturas mais baixas do Brasil. Foram os fazendeiros da região que criaram o turismo rural, adaptando suas fazendas centenárias para receber hóspedes.
A Serra Catarinense é a região mais fria do Brasil, sendo o único lugar do país onde neva todos os anos, mesmo que por poucos dias, durante o inverno. A paisagem de araucárias, campos e taipas (muros de pedra basalto) cobre-se inteiramente de branco e até as águas das cachoeiras podem congelar.
Cascata do Avencal é um ponto turístico da cidade, possui queda de água de cem metros, é bastante utilizada para a prática do rapel. Fazendas centenárias, a cultura gaúcha, a culinária campeira, cavalgadas complementam o cenário da natureza agreste da Serra Catarinense.
Clique aqui para retornar ao início
DADOS DO MUNICPIPIO
Região Turística | Área | População |
---|---|---|
Serra Catarinense | 10127.64 Km (Fonte IBGE 2014) | 11.273 habitantes (fonte IBGE 2019) |
Latitude | Longitude | Altitude |
---|---|---|
28"00'54 | 49"35'30 | 915 m |
Cidades Próximas |
---|
Grão-Pará, Orleans, Rio Fortuna, Santa Rosa de Lima, Anitápolis, Bom Retiro, Rio Rufino, Urupema, São Joaquim |
SERRA CATARINENSE
Cenário com lindos campos, lagos e águas cristalinas, a região serrana é uma bela paisagem pra quem decide subir a Serra do Rio do Rastro e admirar a neve no inverno.
Por ter sido colonizada por tropeiros, possui hoje uma forte cultura gaúcha que nos leva a saborear um bom churrasco com arroz campeiro ou ainda as delícias feitas com pinhão nos hotéis com infraestrutura ideal para o turismo rural.
Serra Catarinense |
Clique aqui para retornar ao início
COMO CHEGAR
Como chegar de carro
Acesso pelas rodovias: Norte - SC-110 ligando o município a BR 282 em Bom Retiro. Sul - SC - 110, dando acesso a São Joaquim e Bom Jardim da Serra.
Leste - SC 370 desce a serra chegando ao município de Grâo Pará, ligação com a BR 101 em Tubarão. Oeste - SC 370 levando ao município de Rio Rufino.
Como chegar de ônibus
Rodoviária de Florianópolis 167 Km
Como chegar de avião
Aeroporto de Florianópolis - 167 Km Aeroporto de Lages - 110 Km Aeroporto de Jaguaruna - 150 Km Aeroporto de Navegantes - 264 Km Aeroporto de Chapecó - 438 Km
Clique aqui para retornar ao início
REFERÊNCIAS
Disponível em: Urubici - Wikipédia, a enciclopédia livre.
Acesso em: 30 de Dezembro de 2022.
Disponível em: Sobre a Cidade - Portal Municipal de Turismo de Urubici.
Acesso em: 30 de Dezembro de 2022.
Disponível em: Serra Bela Hospedaria Rural - Urubici - Serra Catarinense.
Acesso em: 30 de Dezembro de 2022.