Destino conta com muitos pontos turísticos e diversas atividades para fazer ao ar livre
Uma vez que você visita Urubici, uma coisa é certa: a volta. A cidadezinha charmosa, que fica na Serra catarinense, já se tornou um destino querido pelos turistas.
É um prato cheio para quem gosta de aventuras, de atividades ao ar livre, e até para quem só quer sair dos centros urbanos, relaxar e se conectar com a natureza.
O destino é conhecido pelas baixas temperaturas no inverno, que podem chegar a -5º e menos ainda no topo das montanhas.
Se você gosta de frio e deseja visitar a cidade nessa época, o ideal é pegar a estrada entre junho e agosto.
Urubici é um prato cheio para quem gosta de aventuras, de atividades ao ar livre, e até para quem só quer sair dos centros urbanos, relaxar e se conectar com a natureza – Foto: Divulgação
Mas se engana quem pensa que a cidade só recebe turistas no inverno… Com tantas belezas naturais – como vales, montanhas e cachoeiras -, nos dias mais quentes e secos, Urubici se torna um lugar incrível para fazer trilhas, camping e tomar banho de cachoeira, por exemplo.
Inclusive, o município tem atraído cada vez mais praticantes de corrida amadora, ciclismo, motocicleta, trilheiros (a pé ou com carro) e praticantes de esportes como voo livre, tirolesa, salto de pêndulo, entre outros.
Urubici está entre os principais destinos de ecoturismo do país – Foto: Divulgação
Não à toa, ela está entre os principais destinos de ecoturismo do país. E é por esse – e muitos outros motivos – que apenas um dia não é o suficiente para conhecer Urubici.
Por isso, selecionamos 6 pontos turísticos que provam que você precisa de mais tempo para viver uma experiência completa na cidade. Confira!
Morro do Campestre
O Morro do Campestre fica em uma fazenda particular, a Fazenda Morro da Cruz, e passou por uma reestruturação entre 2018 e 2019, facilitando o acesso ao topo da montanha, por meio de escadaria (com 124 degraus) e rampa.
Ele tem mais de 1300 metros de altitude e uma das coisas que mais chamam a atenção dos visitantes que passam por lá é uma formação rochosa de arenito, em forma de arco, como se fosse uma “moldura natural”.
Lá de cima também é possível apreciar a vista panorâmica do Vale do Rio Canoas. É linda!E a nossa sugestão é fazer isso perto do pôr do sol, você verá como vai valer a pena.
Serra do Corvo Branco
A Serra do Corvo Branco foi inaugurada nos anos 1980. Ela fica a cerca de 30 km do Centro de Urubici e os últimos 6 km da estrada são de chão batido.
Ela ganhou esse nome por causa de uma ave rara, com plumagem branca e detalhes coloridos, conhecida como Urubu-rei.
O lugar é lindo e impressionante. Possui formações rochosas com mais de 150 milhões de anos e o maior corte em rocha arenítica, feito para a construção de uma estrada, com paredões com 90 metros de altura e curvas de 180º. Se você busca por aventura, é o destino certo.
Serra do Corvo Branco fica a cerca de 30 km do Centro de Urubici – Foto: Divulgação
Inclusive, a região é considerada um dos pontos mais importantes de recarga do Aquífero Guarani, um dos maiores reservatórios de água subterrânea do mundo.
Morro da igreja
Esse é um dos principais pontos turísticos de Urubici. Tem 1882 metros e nele foi registrada a temperatura mais baixa da história do Brasil, -17º no termômetro e uma sensação térmica que chegou a -40º, em julho de 1996.
Do mirante você pode observar a Pedra Furada, uma escultura natural que tem cerca de 30 metros de circunferência e é um dos cartões postais da cidade.
Inclusive, há uma trilha para chegar até a pedra.
Morro da igreja é um dos principais pontos turísticos de Urubici – Foto: Divulgação
Caso você queira visitar o lugar, saiba que é necessário agendar antes. É só acessar o site do ICMBio e agendar o horário.
Inclusive, contra com uma estrutura de deck, com acessibilidade e estacionamento.
Parque Mundo Novo – Rota das Cachoeiras
Outra opção para visitar em Urubici é o Parque Mundo Novo. Nele é possível praticar esportes de aventura, descansar e fazer diversas atividades ao ar livre, como tirolesa.
Dentro do parque também fica um dos principais pontos turísticos da cidade: a Cascata do Avencal: um riacho que despenca de um paredão em formato de semicírculo, em uma queda d’água com mais de 100 metros.
Dentro do Parque Mundo Novo fica um dos principais pontos turísticos da cidade: a Cascata do Avencal – Foto: Divulgação
Ah, e se você quiser, pode atravessar o fosso de rochas em cima da cascata, a 120 metros do chão ou, ainda, saltar de pêndulo bem ao lado da cascata, a 70 metros de altura. E aí, vai encarar? O Parque fica aberto todos os dias, das 8h às 18h.
Gruta Nossa Senhora de Lourdes
Um lugar charmoso para visitar e se apaixonar. A Gruta Nossa Senhora de Lourdes é natural, fica a 13 km do centro da cidade e recebeu esse nome por ter recebido a imagem da Nossa Senhora de Lourdes, em 1944.
Ela fica atrás de uma queda d’água com aproximadamente 10 metros de altura e quando o sol bate na água, o ambiente todo se enche de luz.
É lindo! Tão bonito que por lá vários casamentos já foram celebrados e, em outubro ocorre a tradicional Romaria da Penitência.
Cascata Véu de Noiva
A Cascata Véu da Noiva é mais um lugar encantador para visitar em Urubici. Ela tem formação rochosa em basalto e uma inclinação que faz a água descer cerca de 62 metros até sua base.
Por causa da inclinação, as pessoas acabam vendo uma imagem parecida com a de um véu branco – por isso o nome.
A base da cascata conta com uma lagoa com água cristalina, cercada pela vegetação nativa.
Onde se hospedar em Urubici
Saiba que a secretaria de turismo oferece diversos tipos de hospedagens regularizadas.
Busque ficar em uma delas, afinal, você merece todo o conforto e segurança ao visitar a cidade. Para saber quais são as hospedagens regulares, é só acessar o portal da Fecam.
Entende agora porque só um dia é pouco para conhecer todas as belezas de Urubici? Aproveite nossas dicas, faça suas malas e prepare-se para relaxar, se aventurar, aprender mais sobre a história da região e, claro, para se apaixonar pelo lugar.
REFERÊNCIAS
Disponível em: Urubici: saiba porque um dia não é o suficiente para conhecer a cidade - ND Mais.
Acesso em: 3 de Janeiro de 2023.