Nature

La Man Bistrô e Wine Bar

Arquitetura interna do restaurante em Urubici mais bem avaliado - La Man Bistrô

Urubici é uma cidade serrana que tem muito a oferecer ao turista o ano inteiro. Por lá, você descobrirá que a Serra Catarinense tem atrações para cada estação do ano e não apenas no inverno.

Somado às possibilidades de descanso e aventura, o município conta com excelentes casas gastronômicas. Para ajudar a compor o seu roteiro, separamos três restaurantes em Urubici mais bem avaliados na plataforma de viagens TripAdvisor.

A seguir você irá conhecer o estilo de culinária de cada um deles, seus diferenciais, faixa de preço, localização, horário de funcionamento, entre outras informações relevantes. Ou seja, tudo o que você precisa saber para se programar e desfrutar Urubici com tudo o que ela tem para oferecer.

Tópicos:

1. La Man Bistrô e Wine Bar

O La Man é um restaurante bistrô e Wine Bar anexo ao La Mansarda Boutique Hotel. Dos 71 restaurantes em Urubici avaliados no TripAdvisor, ele figura em primeiro lugar.

Aberto ao público geral e não apenas aos hóspedes, está localizado no alto da Serra do Panelão. Por isso mesmo, a vista das montanhas do alto de 1.200 metros é um diferencial do estabelecimento. A propriedade é também rodeada por diversas araucárias, o que torna o cenário ainda mais bonito.

A arquitetura desse restaurante em Urubici é em estilo contemporâneo moderno e integrada à natureza. O espaço é todo revestido em madeira, que junto aos móveis e acabamentos em preto dão um ar de modernidade e sofisticação.

A luz baixa torna o ambiente intimista e uma grande janela de uma ponta a outra do salão principal permite aos visitantes apreciarem a paisagem, integrando a área interna à natureza do lado de fora.

A gastronomia do La Man é definida como uma mistura de culinária regional e internacional, combinando pratos tradicionais de outros países com alimentos e temperos característicos da região.

É o caso, por exemplo, do ceviche de truta, uma das quatro opções de entrada do restaurante. O ceviche é um prato da culinária peruana, mas no La Man o peixe utilizado no preparo é a truta, que se tornou tradicional na Serra Catarinense.

Ele está presente em três das nove opções de prato principal e é protagonista no prato mais pedido no restaurante: truta com crumble de pinhão. O peixe é servido com uma crosta de farinha de pinhão, alho poró, tomate cereja e purê de couve flor. Há também pratos com massas, carnes e risoto.

O cardápio ainda possui opções de sobremesa e vinhos finos de altitude da Serra Catarinense e diversos importados para acompanhar. Para quem deseja apenas desfrutar de um bom vinho ou espumante, pode ficar no Wine Bar do bistrô, que conta até com uma mesa de bilhar. O restaurante possui 46 lugares e não é necessário fazer reserva.

Horário de Funcionamento Endereço
de terça a quinta-feira, das 18h às 22h30,
de sexta a domingo, das 12h às 15h e das 18h às 22h30.
Km 363 da SC-110 – Serra do Panelão.
Dieta especial Animais de estimação:
o restaurante consegue fazer substituições para atender vegetarianos, celíacos e intolerantes à lactose. esse restaurante em Urubici não é pet friendly.


2. Casa Negra Trutaria

Casa Negra é a única trutaria da Serra Catarinense – Foto: Casa Negra Trutaria/Divulgação

É na Estrada Geral do Baiano, a cerca de sete quilômetros do Centro, cercada por morros repletos de araucárias que se encontra a Casa Negra Trutaria.

Como o próprio nome indica, esse restaurante em Urubici está instalado em uma casa de madeira preta e a especialidade do estabelecimento é a famosa truta.

Reconhecido como Travellers Choice em 2022, prêmio do TripAdvisor a estabelecimentos com ótimas avaliações, e o segundo no ranking dos restaurantes em Urubici mais bem avaliados, o estabelecimento define sua gastronomia como regional contemporânea.

Ou seja, os produtos utilizados nas receitas são locais, de Urubici, e ganham um toque refinado em seu preparo e apresentação. Nas palavras de um dos proprietários, “é o simples bem elaborado”.

O carro chefe da casa são as trutas, peixe de água doce e fria, criada em uma cooperativa exclusivamente para esse restaurante da cidade. A Casa Negra é a única trutaria de toda a Serra Catarinense.

Lá, a sequência de trutas conta com três opções de entrada e filés de truta grelhados, cobertos com seis diferentes tipos de molhos e acompanhados com guarnições.

Toda a semana há variação nos molhos, para respeitar os produtos da estação e também para surpreender o cliente. Embora não conste no menu, o estabelecimento também possui opções veganas e outras para quem não come peixe.

A casa também trabalha com vinhos finos de altitude para harmonizar com os pratos. A experiência pode encerrar com uma das sobremesas servidas, como a tortinha de maçã desconstruída, que é a mais famosa do restaurante e preparada com a fruta produzida na serra.

Estando em uma localização privilegiada, o estabelecimento sabe aproveitar bem a paisagem verde, vista das grandes janelas de madeira. O ambiente, que mescla uma parede imitando tijolinhos à vista, móveis em madeira e estruturas metálicas tem o objetivo de ser simples e reproduzir uma extensão de casa.

Horário de Funcionamento Endereço
de quarta a sábado, das 12h às 14h e das 19h às 22h.
Domingo, das 12h às 14h.
Às quartas e quintas-feiras é necessário fazer reserva para o jantar.
Nos outros dias não é preciso.
Estrada Geral do Baiano, s/n.
Dieta especial Animais de estimação:
há opções para vegetarianos e intolerantes à lactose. esse restaurante em Urubici é pet friendly.

3. Quinta das Bromélias

Restaurante Quinta das Bromélias em Urubici – Foto: Markito Fotografias/Quinta das Bromélias/Divulgação

O terceiro mais bem avaliado dos restaurantes em Urubici é o Quinta das Bromélias, também reconhecido Travellers Choice 2022. O estabelecimento para 30 pessoas está instalado em uma casa de pedras em um local tranquilo, em uma rua secundária longe da movimentação da avenida central.

Por dentro, o ambiente é todo amadeirado e os proprietários o definem como um ambiente vintage, em estilo rústico-chique, que oferece um ar acolhedor e ao mesmo tempo confortável e sofisticado.

A cozinha deles, por sua vez, é apresentada como contemporânea autoral que privilegia os ingredientes locais.

O principal prato do restaurante é uma receita desenvolvida pelo chef da casa de cuscuz de pinhão, que leva pinhão moído, calabresa, palmito, azeitona preta e queijos, acompanhado de entrecot grelhado.

A semente que é tão característica da Serra Catarinense tem uma seção especial no cardápio, com quatro diferentes opções de pratos.

O menu ainda dispõe de diferentes preparos com carnes, trutas, risotos e massas. Os veganos também contam com boas opções na Quinta das Bromélias, de risotos a shitake grelhado com legumes.

A experiência pode terminar com uma sobremesa, como a tradicional banoffe, feita de massa de bolacha, doce de leite, banana, canela em pó e chantilly.

Somado ao delicioso cardápio, o destaque desse restaurante em Urubici vai para o atendimento cortês e familiar, que busca fazer com que o cliente se sinta em casa.

Horário de funcionamento: de segunda à sábado, das 19h às 22h30.

Endereço: Avenida Felicíssimo Rodrigues Sobrinho, 923.

Dietas especiais: conta com opções veganas, para celíacos e intolerantes à lactose.

Animais de estimação: esse restaurante em Urubici é pet friendly de animais de pequeno e médio porte.

Horário de Funcionamento Endereço
de segunda à sábado, das 19h às 22h30. Avenida Felicíssimo Rodrigues Sobrinho, 923.
Dieta especial Animais de estimação:
conta com opções veganas, para celíacos e intolerantes à lactose. esse restaurante em Urubici é pet friendly de animais de pequeno e médio porte.

O que fazer em Urubici?

Muitas coisas! Apenas cachoeiras, a cidade possui cerca de 80 catalogadas. Várias delas é possível visitar. É o caso, por exemplo, da Cachoeira Papuã e da Cascata da Avencal.

A primeira delas pode ser observada de cima, dentro da propriedade do Eco Parque Cachoeira Papuã. Uma passarela de 300 metros de extensão coloca o visitante na altura da copa das árvores e avança sobre um desfiladeiro de frente para a cachoeira de 150 metros de altura.

Já a Cascata da Avencal, um dos cartões-postais de Urubici, pode ser observada no Parque Mundo Novo, também por uma passarela.

Nesses dois parques é igualmente possível praticar atividades radicais, como saltar de pêndulo, andar de tirolesa e de bicicleta nas alturas, a 150 metros do chão, preso por cabos.

Para os menos radicais, o Parque Mundo Novo também dispõe de pedalinhos e passeio a cavalo, além de restaurante, café e um bistrô.

Por falar em café, uma boa opção para se fazer em Urubici é desfrutar de uma cesta de piquenique do alto de alguma dos inúmeros morros da cidade, como por exemplo o Morro do Campestre, onde além de curtir o pôr do sol é possível praticar cicloturismo.

O Morro da Igreja, por sua vez, é um dos bons lugares em Urubici para se praticar trekking, as caminhadas em meio à natureza.

É lá que está um dos pontos turísticos mais famosos da cidade: a famosa Pedra Furada.

Ainda tem o roteiro Acolhida na Fazenda, para quem deseja se aproximar da vida no campo, o Jardim Secreto para uma tarde romântica ou a passarela totalmente de vidro na Serra do Corvo Branco, para quem tem coragem.

Onde fica e Como chegar em Urubici?

A cidade fica na serra de Santa Catarina, em divisa com vários municípios, entre eles Bom Jardim da Serra, São Joaquim, Urupema, Grão-Pará e Orleans. Urubici não possui aeroporto, sendo o mais próximo o de Florianópolis, a cerca de 175 quilômetros de distância.

De carro, o principal acesso à cidade é pela BR-282. Confira abaixo as distâncias entre cidades de diferentes regiões de Santa Catarina e Urubici e as principais vias de acesso.

Distância entre Florianópolis e Urubici: 173 quilômetros, via BR-282.

Distância entre Joinville e Urubici: cerca de 330 quilômetros, pela BR-101 e BR-282, com pedágio no caminho.

Distância entre Blumenau e Urubici: 243 quilômetros, pela BR-470 e SC-350.

Distância entre Chapecó e Urubici: 430 quilômetros. O principal acesso é pela BR-282.

Distância entre Lages e Urubici: cerca de 110 quilômetros. O principal acesso é pela BR-282.

Distância entre Criciúma e Urubici: 130 quilômetros pela SC-370.

REFERÊNCIAS

3 melhores restaurantes em Urubici mais bem avaliados. ND Mais, [S.I.] 2022.
Disponível em: 3 melhores restaurantes em Urubici mais bem avaliados - ND Mais.
Acesso em: 3 de Janeiro de 2023.