A Villa Francioni é o resultado de uma paixão pelo vinho e pela sofisticação da vinicultura internacional
A Villa Francioni conquistou o respeito dos especialistas e a preferência dos consumidores no país e também no exterior. Primeira vinícola com estrutura profissional a ser instalada na Serra catarinense, lançou os primeiros vinhos em 2005 e é também a vinícola mais premiada do Estado.
Só no Top of Mind, recebeu o prêmio em oito edições consecutivas. Vários vinhos da linha VF possuem premiação: o Chardonnay (eleito como o melhor Chardonnay do país), Sauvignon Blanc (um dos 5 melhores sauvignon blanc da América Latina), VF Rosé e o VF Tinto (considerados os melhores do país).
Tópicos:
Localização Geográfica
Localizada a 1.260 metros de altitude, a Villa Francioni elabora 120 mil garrafas de vinhos e espumantes ao ano. São duas linhas de vinhos: a Joaquim; e a de vinhos premium, que é a linha VF. Ao todo, são produzidos 17 rótulos, sendo 12 da linha VF e 5 da linha Joaquim.
Estrutura da Vinícula
Com estrutura para receber visitantes diariamente, com direito a passeio guiado pela vinícola seguida de degustação, a Villa Francioni foi concebida e se desenvolveu a partir de três fundamentos: o homem, a tecnologia e arte.
Desde o início, a arte integrou o projeto com uma galeria, que já recebeu exposições de Camille Claudel, Juarez Machado e Luciano Martins, entre outros.
História da Vinícula
Um encontro encantador com a arte da vinicultura e o prazer dos melhores vinhos.
Foi o visionário empreendedor Dilor Freitas, no final da década de 1990, que implementou a vinícola em São Joaquim. Refinado e apaixonado pela arte, vislumbrou na Serra Catarinense o clima e o terroir perfeitos para produzir uvas e vinhos longevos e de qualidade superior.
O lema do empresário - “enriquecer a celebração da vida ao sabor de um elegante vinho elaborado com amor e arte” - está sob responsabilidade dos filhos André, Adriana e Daniela Freitas.
“Arte, trabalho, paixão e comprometimento compõem a fórmula bem-sucedida de transformar os frutos da terra em vinhos de qualidade suprema”, diz Daniela, presidente do conselho administrativo da VF.
Galeria de Fotos
Produção de Vinhos
Na elaboração do projeto da vinícola foi aplicado o processo gravitacional de produção, com a construção de desníveis para evitar o uso de transferências mecânicas.
O trabalho de engarrafamento é totalmente automatizado. Faz-se um ciclo completo no qual, mais que uma obra de arte, o vinho é considerado uma personalidade que tem vida e interage com a sensibilidade daqueles que o escolheram para degustar.
Por isso, a vinícola Francioni é um dos lugares do qual você não pode deixar de visitar em sua passagem pela serra.
Viajar para a serra e não tomar um bom vinho? Esperamos por você.