Defesa Civil orienta atenção com crianças, idosos e pessoas doentes.
O frio chegou a Santa Catarina, nesta quinta-feira (29). A semana começou com tardes quentes no estado, mas houve um declínio de temperatura de quarta (28) para esta quinta.
A temperatura mínima registrada nas últimas 24 horas no estado foi no Morro da Igreja em Urubici, na Serra catarinense, onde fez 4,7°C à 1h desta quinta, segundo a Epagri/Ciram, órgão que mede as condições meteorológicas do estado.
Em Bom Jardim da Serra e Urupema, na Serra catarinense, e Rancho Queimado, na Grande Florianópolis, as temperaturas máximas não passaram dos 11°C nesta quinta. No Litoral e Oeste, muitas cidades não ultrapassaram os 18°C.
O frio deve continuar em Santa Catarina até sábado (1º), de acordo com a Central NSC de Meteorologia.
Orientações da Defesa Civil
A Defesa Civil alertou para cuidados com crianças, idosos, pessoas doentes e aqueles em situação de rua, que são mais vulneráveis em situações de frio intenso.
A recomendação é válida principalmente para a Grande Florianópolis, o Sul, o Vale do Itajaí e Norte do estado, que tiveram uma diferença de temperatura maior entre a quarta e esta quinta.
A Defesa Civil também orienta:
- abrigue animais domésticos em noites mais frias;
- beba bastante água
- agasalhe-se bem
- evite locais fechados ou com aglomeração
- mantenha a higiene das mãos
Previsão do tempo
Para esta sexta (30), a previsão é de um dia parecido com a quinta, de frio e tempo encoberto. As temperaturas da tarde não devem passar dos 17ºC na Serra.
No Oeste, elas sobem um pouco mais, com a máxima de 23°C. No restante do estado, as temperaturas mais altas devem ficar entre 19°C e 21°C.
O dia deve ter predomínio de nuvens e algumas aberturas de sol. A partir da tarde, pode ocorrer chuva fraca e isolada, especialmente no Oeste, na Serra e no Sul.
O sábado promete tempo mais fechado e alguma chuva passageira em todas as regiões. As temperaturas devem seguir amenas.
No domingo (2), as áreas de instabilidade vão se afastando e, ao longo do dia, o sol deve aparecer entre nuvens. Pela manhã, há chance de geada, mas à tarde os termômetros devem voltar a subir.