De acordo com Felipe Theodorovitz, meteorologista chefe da Pasta, a previsão a partir da madrugada até a manhã desta sexta-feira (14), é de chuva invernal (chuva congelada ou neve), principalmente nas áreas mais altas da Serra Catarinense.
“A chance é pra região alta da Serra. Exatamente os municípios é mais difícil de precisar, mas é na região de Urubici, Urupema e Bom Jardim da Serra”, explica.
O meteorologista explica ainda que, nesta quinta-feira (13), uma massa de ar frio já provoca o declínio acentuado das temperaturas pelo Estado.
“Com o registro de ventos intensos, a sensação térmica fica baixa. A Defesa Civil inclusive encaminhou um aviso meteorológico em nível de atenção para estas condições”, fala.
Cuidados com a neve
O profissional reforça que é preciso ter cuidados principalmente com a população mais vulnerável, pessoas em situação de rua e com os animais domésticos diante das baixas temperaturas.
De acordo com o site da Defesa Civil, é importante se manter aquecido, mas evitar técnicas que possam colocar as pessoas em risco como acender churrasqueiras ou latas com combustíveis dentro de casa.
O site reforça ainda que a população não esqueça de beber bastante água e mantenha a pele hidratada, especialmente mãos, pés, rosto e lábios.
É recomendado ainda que a população redobre os cuidados com a higiene das mãos e evite locais fechados com muitas pessoas aglomeradas.
“Ao conduzir veículos nas regiões de serra reforce a atenção nas rodovias em função do risco de formação de gelo na pista. Viaje apenas com a confirmação de reserva em hotéis ou pousadas. Utilize agasalhos adequados para não sofrer o risco de hipotermia. Use e abuse de acessórios para proteger as extremidades do corpo, como luvas, gorros, meias e cachecóis”, escreve a Defesa Civil.
Referência
Acesso em: 14 de julho de 2023.