José Santana | 19Jul2023 | Leitura 5min

Publicidade

Apesar do frio, um veranico deve elevar as temperaturas em Florianópolis e todo o Estado ainda em julho

Florianópolis registrou 12ºC na manhã da última terça-feira (18). No entanto, de acordo com a plataforma de coleta de dados da Defesa Civil da Capital, a sensação térmica chegou a 1.4ºC. Mesmo que as temperaturas sejam superiores a 10ºC, o cenário é considerado como frio intenso.

Frio em Florianópolis impressiona turistas

Com tanto frio, o casal de Fortaleza, no Ceará, Diógenes Freitas, 30, e Daniela Freitas, 25, quiseram conhecer de perto algo tão incomum na região nordeste do Brasil.

“Chegamos aqui no domingo e não imaginávamos que estaria tão frio. Confesso que me surpreendeu. Até sabíamos que essa época do ano é fria no Sul, mas a sensação é de um inverno mais rigoroso. Por volta do meio-dia fez 12°C, isso é inimaginável para dois cearenses”, declara o analista de sistemas que passeava com a esposa, estudante de nutrição, na Beira-mar Norte, no fim de tarde de terça.

Para a jornalista de formação, Charlene Regiane, 56, a Beira-Mar era somente para os “fortes”. Com muito vento e frio, Charlene não abriu mão de se mexer, mesmo com os termômetros registrando 14°C.

“Eu estou com bastante frio, mas precisa fazer exercício no frio, se não a gente atrofia. Não tem jeito, até porque o corpo pede. Tem que andar com saúde”, afirma.

Quem também estava buscando sensações geladas na região sul do Brasil era a advogada Pamela Bovollon, 34, e a filha Marcela, 11. Com data marcada para conhecer Urubici na semana que vem, as turistas de Sorocaba, em São Paulo, aproveitaram para fazer passeios que não envolvessem praias.

“Nós viemos na intenção de pegar o frio, esse mês é meu aniversário e vamos para vários outros lugares aqui do Sul. Quero ver a neve”, conta a estudante Marcela.

Veranico em pleno julho chega na Capital

É fato que o frio chegou, mas ao contrário do que muitas pessoas pensavam, ainda não veio para ficar. Um novo sistema meteorológico deve entrar em ação nos próximos dias, e o calor pode dar as caras, com um “veranico” em pleno fim de julho, informa a Epagri/Ciram.

O casal de Fortaleza, no Ceará, Diógenes Freitas, 30, e Daniela Freitas, 25, quiseram conhecer de perto algo tão incomum na região nordeste do Brasil – Foto: Leo Munhoz/ND

Ao longo desta quarta-feira (19), a circulação marítima perde força, mas mantém a grande presença das nuvens na metade leste de Santa Catarina, com chance de chuva isolada, principalmente na Grande Florianópolis.

As temperaturas ainda se mantêm baixas, com máxima de 16°C e mínima de 11°C, na Capital. Nas demais localidades o tempo será com sol e algumas nuvens, destaca a Defesa Civil.

Novamente, neste dia, deve ocorrer rajadas de ventos ocasionais, que podem chegar aos 50km/h. Os ventos serão com direção Sul/Sudeste passando para Leste a Nordeste ao longo do dia.

O tempo começa a mudar a partir desta quinta-feira (20) quando o sistema de alta pressão que estava atuando perde força, e a chegada de corredores de vento Nordeste com ar quente, que favorece o aquecimento em toda Santa Catarina.

A previsão é de sol entre nuvens no Estado, com chuva fraca e bem isolada na Grande Florianópolis, segundo Epagri/Ciram.

Para o final da semana, a previsão é que as temperaturas permaneçam subindo com a influência do aquecimento pré-frontal da massa de ar que antecede uma frente fria.

Como resultado, um “veranico” temporário deve ser registrado em Santa Catarina. Na ocasião, é esperada máximas na casa dos 26°C no domingo (23), com dias de sol e temperatura elevada em todas as regiões.

Já a partir do dia 27, quinta-feira, uma nova frente fria chega a Santa Catarina vinda do polo sul. Com isso, traz de volta a chuva, com atenção especial ao sul do Estado.

A expectativa da Epagri, é que essa frente fria seja seguida por uma massa de ar polar, o que pode voltar a derrubar as temperaturas.

Publicidade

Referência