Santa Catarina é cheia de pequenas e encantadoras cidades, cujos centros urbanos poderiam ser cenário de novela. Confira as fotos e saiba quais são elas
Santa Catarina é um Estado repleto de belezas naturais e riquezas culturais. Do total de 295, há vários municípios que são pequenos em tamanho de território e população, mas encantadores e charmosos.
Nas galerias a seguir apresentamos sete cidades de Santa Catarina que parecem vilarejos encantados de contos, filmes ou novelas. Focamos especialmente na paisagem urbana dos municípios, mas também apresentamos algumas atrações turísticas de cada um deles. Confira!
Índice
1. Doutor Pedrinho
Doutor Pedrinho é o nome desta cidade na região do Vale do Itajaí que tem menos de quatro mil habitantes. Predominantemente rural, seu pequeno centro urbano é rodeado por morros e lembra uma vila campestre.
O principal atrativo desta cidade de Santa Catarina é a natureza, especialmente as cachoeiras. Várias delas são abertas à visitação e outras permitem entrada apenas com guia.
É um município com muitas belezas naturais e tranquilo para um final de semana de descanso e contemplação em Santa Catarina.
2. São Bonifácio
São Bonifácio fica na região da Grande Florianópolis, a 80 quilômetros de distância da Capital de Santa Catarina. O município tem de um lado as encostas da Serra Geral e de outro as da Serra do Mar, o que torna o visual de seu pequeno centro urbano muito encantador, parecendo um vilarejo cinematográfico.
Aproximadamente 20% de seu território está dentro do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, a maior unidade de conservação de proteção integral de Santa Catarina e uma das mais importantes do Brasil.
São Bonifácio tem o título de Capital Catarinense das Cachoeiras. Estima-se que haja mais de 60 quedas d’água na cidade, algumas delas abertas à visitação.
3. Praia Grande
Vista de cima, a área urbana de Praia Grande parece um vilarejo cinematográfico cercado por muralhas. Localizada no extremo Sul de Santa Catarina, ela é conhecida como “Cidade dos Cânions”.
Seu território é rodeado por paredões rochosos – ao todo são 13 – que podem atingir até mil metros de altitude. O cenário é deslumbrante e repleto de cachoeiras, rios e piscinas naturais.
O turismo por lá se concentra nas experiências na natureza e nem tinha como ser diferente. Trilhas, passeios 4×4, cavalgadas e rapel são algumas atividades realizadas nos cânions do município.
Além de tudo isso, Praia Grande é a cidade de Santa Catarina que mais realiza voos de balão. Todos os dias há operadoras levando turistas em direção ao céu, de onde se pode ver toda a beleza da cidade de forma panorâmica.
Para quem assiste do chão, é igualmente bonito ver o colorido dos balões pincelando o azul celeste em meio aos grandes cânions catarinenses.
4. Treze Tílias
A foto é da região central do “Tirol Brasileiro”: a cidade de Treze Tílias, cuja boa parte de seus habitantes é descendente dos imigrantes austríacos.
O município fica no Meio-Oeste de Santa Catarina, é pequeno e tem menos de nove mil habitantes. Além da paisagem verde que a cerca, a cidade tem um charme muito especial por causa da arquitetura de parte de seus edifícios.
Casas e prédios têm suas paredes pintadas, predominantemente, com cores claras. Assim como nas construções do leste europeu, nesta cidade de Santa Catarina também se usa muita madeira.
Ela dá charme às sacadas, varandas e esquadrias. Outra característica, como pode observar na foto, são os telhados largos de boa parte dos edifícios. Eles conferem um certo padrão estético e beleza a esse pedacinho da Áustria no Brasil.
5. Gaspar
Pode parecer coisa de filme ou de novela sobrevoar uma cidade de balão, ainda mais se ela for tranquila e bucólica como a da foto. Existem vários possíveis enredos para uma cena como esta. No caso do registro, a paisagem é de Gaspar, na região do Vale do Itajaí.
O rio do qual o balão parece querer seguir o curso é o Itajaí-Açu, que corta o Centro da cidade e que tem até um mirante para sua observação. Ao fundo é possível ver as torres da Igreja Matriz deste município de Santa Catarina.
Gaspar conta com duas rotas turísticas bem consolidadas. A rota “Vila D’Itália” e a “Rota das Águas”, que concentra o maior número de parques aquáticos de Santa Catarina. Isso sem falar em um dos melhores hotéis-fazenda do Brasil, que está instalado em seu território.
6. Bom Jardim da Serra
Esta é a vista que se tem logo na entrada de Bom Jardim da Serra. A pequena e charmosíssima Cascata da Barrinha fica às margens da SC-390, bem ao lado do pórtico de entrada da cidade. Cercada por campos verdes, o local pede uma parada para contemplar e registrar em fotos.
Bom Jardim da Serra é a porta de entrada da Serra de Santa Catarina. É a primeira cidade em que se chega após subir a famosa e incrível Serra do Rio do Rastro. O município tem menos de cinco mil habitantes, é predominantemente rural e possui cânions com vistas deslumbrantes.
Em dias de geada ou neve, os campos ao redor da Cascata da Barrinha, que fica a apenas quatro quilômetros do Centro da cidade, ficam branquinhos. Quem não conhece, vê as fotos e acha que nem é no Brasil. Sorte que é aqui sim e em Santa Catarina.
7. Urubici
Cercadas por morros, montanhas e cânions, quase 11 mil pessoas moram em Urubici, acima dos mil metros de altura em relação ao nível do mar e, portanto, de quem mora no litoral de Santa Catarina. Seu centro urbano (foto) plaino, composto majoritariamente por casas térreas e raros prédios, parece compensar a altura da cidade.
A paisagem linda que a cerca e o desenho geométrico de ruas bem desenhadas transmitem a sensação de tranquilidade e organização. Urubici é uma das principais cidades turísticas da Serra de Santa Catarina. Em 2022 foi, inclusive, eleita como um dos melhores destinos do Brasil.
A natureza de seu território é o que mais atrai visitantes, tanto aqueles que gostam de atividades de aventura quanto quem prefere o sossego de um chalé para curtir o frio serrano.
Siga-nos no Instagram :-)
Gostou deste conteúdo? Clique em curtir 👍
Deixe seu comentário, participe! 😀
Equipe Portal Urubici
Referência
Acesso em: 30 de agosto de 2023.