Parques de Mata Atlântica em Santa Catarina ganharam destaque no guia de passeios turísticos da instituição
A preservação e a valorização da biodiversidade brasileira ganharam um importante incentivo com o lançamento de uma publicação digital gratuita, que lista 8 destinos turísticos imperdíveis na Mata Atlântica em Santa Catarina.
Essas iniciativas em Santa Catarina e em outros estados brasileiros são fundamentais para a conscientização da importância da preservação ambiental e da valorização das Unidades de Conservação.
Ao visitar esses destinos turísticos na Mata Atlântica, as pessoas têm a oportunidade de se conectar com a natureza, reconhecendo-a como o nosso verdadeiro lar e cuidando dela para as gerações futuras.
Confira a lista completa:
Estação Ecológica de Carijós (Florianópolis, SC)
Localizada na Ilha de Santa Catarina, essa estação ecológica é uma unidade de conservação de proteção integral. A trilha da antiga estrada da Daniela é uma excelente opção para quem deseja conhecer a flora e fauna da região, com um percurso plano e aberto, perfeito para caminhadas agradáveis.
Monumento Natural Municipal da Lagoa do Peri (Florianópolis, SC)
Essa unidade de conservação abriga a maior lagoa de água doce da Ilha de Santa Catarina. A trilha do Caminho Guarani é uma oportunidade para vivenciar a importância da água e da vegetação da restinga. Além disso, é possível aproveitar a prainha da Lagoa do Peri para um refrescante mergulho após a caminhada.
Parque Estadual da Serra do Tabuleiro (Palhoça, SC):
Com uma área de proteção ambiental significativa, esse parque é um verdadeiro paraíso para os amantes da natureza. A atividade de arvorismo entre as araucárias, com desafios e uma tirolesa de 60 metros, é uma experiência única para vivenciar a beleza e grandiosidade da Mata Atlântica.
Parque Nacional das Araucárias (Passos Maia, SC):
Esse parque é um dos poucos remanescentes de floresta de araucárias no Brasil. A região oferece a possibilidade de um passeio autoguiado por trilhas, onde é possível contemplar a exuberância da flora e fauna locais.
Parque Estadual do Rio Vermelho (Florianópolis, SC):
Localizado no norte da Ilha de Santa Catarina, esse parque oferece atividades como limpeza de praia em conjunto com a ONG Route, além de um Domingo Cultural com diversas atividades para todas as idades.
Parque Estadual Fritz Plaumann (Concórdia, SC):
Esse parque se destaca pela contemplação da paisagem, com caminhadas pelas trilhas ecológicas, além da distribuição de mudas de erva-mate para os moradores do entorno.
Parque Natural Municipal da Lagoa do Perequê (Porto Belo, SC):
Nesse parque, é possível desfrutar de diversas atividades, como aula coletiva de capoeira, apresentação de músicas tocadas em violino e oficina de brincadeiras, músicas e leituras.
Parque Nacional de São Joaquim (Urubici, SC):
Uma das principais atrações desse parque é a Trilha Ecológica do Morro do Quininho, que permite aos visitantes conhecer vários atrativos, como nascentes, mirantes e áreas de piquenique.
Acesse o e-book da SOS Mata Atlântica e conheça essas opções de turismo sustentável.
SOS Mata Atlântica
A iniciativa da SOS Mata Atlântica traz dicas de visitação para locais que vão desde as conhecidas Cataratas do Iguaçu até as menores Unidades de Conservação, como a Floresta Nacional de Ipanema, no interior de São Paulo.
O objetivo é estimular o turismo sustentável e o contato das pessoas com esse bioma que abriga a maior parte da população brasileira.
O lançamento do e-book vem em uma data especial, pois coincide com duas celebrações significativas. A primeira é o aniversário do SNUC (Sistema Nacional de Unidades de Conservação), instituído em 18 de julho de 2000. A segunda é a campanha “Um Dia No Parque”, que ocorre em todo o Brasil, no domingo seguinte (23).
O tema deste ano da campanha é “É hora de cuidar do nosso lar”, com o intuito de chamar a atenção para a importância do cuidado com as Unidades de Conservação e de ressaltar os benefícios que esses espaços trazem para a saúde e bem-estar das pessoas.
Diego Igawa, coordenador de projetos na SOS Mata Atlântica, ressalta que as Unidades de Conservação são essenciais não apenas para a conservação da biodiversidade, mas também para o bem-estar da sociedade.
Ele destaca que, mais do que nunca, é fundamental cuidar desses locais e reconhecer como eles contribuem para a manutenção da saúde física, mental e emocional.
A publicação elaborada pela SOS Mata Atlântica conta com a colaboração de gestores e guias das Unidades de Conservação listadas, que indicam as atrações não apenas dentro das áreas, mas também nos seus entornos.
O e-book apresenta passeios para todos os públicos em estados como Pernambuco, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e, claro, Santa Catarina.
Falando em Santa Catarina, o estado tem se destacado com suas belas Unidades de Conservação.
Como Participar?
Para participar de uma atividade no Um Dia No Parque, o visitante pode conferir as Unidades de Conservação participantes tanto no Instagram da ação como no site da Coalizão Pró UCs.
Além disso, as UCs usam a hashtag #UmDiaNoParque para mostrarem que fazem parte da ação, facilitando a busca.
Siga-nos no Instagram :-)
Gostou deste conteúdo? Clique em curtir 👍
Deixe seu comentário, participe! 😀
Equipe Portal Urubici