O primeiro local mapeado pelo projeto ‘Legado do S’ fica na rodovia SC-110, em Urubici, na Serra Catarinense. O local recebeu a placa, e agora é chamado de ‘S do Senna‘. A inciativa esta sendo desenvolvida em homenagem a maior ídolo do automobilismo mundial Ayrton Senna.
Uma marca de automóveis produziu um minidocumentário pra mostrar curvas similares ao ‘S do Senna’ do Autódromo de Interlagos em estradas e rodovias brasileiras. O projeto foi batizado como o ‘Legado do S’. A curva na SC-110 em Urubici, foi a primeira do país a ser identificada.
Para a localização de curvas, foi feita uma parceria com uma empresa de tecnologia, que desenvolveu algoritmos avançados que analisam as curvas das estradas e calculam uma porcentagem de similaridade com o S do Senna.
Para selecionar a curva, foram levados em consideração o comprimento da curva, o traçado levando em conta o ângulo e a extensão das retas, e a direção que os carros percorrem. A curva que fica em Urubici tem 88,54% de similaridade com a curva do S de Interlagos.
Muitos não conhecem a história por trás da criação da famosa curva do S do Senna. O projeto foi idealizado pelo próprio Ayrton durante a reforma de 1989 no Autódromo de Interlagos e é considerado um dos legados deixadoS pelo piloto.
O maior piloto da história desse país construiu um grande legado, se tornando um dos maiores ídolos da população brasileira. O minidocumentário explora com mais detalhes a relação do piloto com essa marca de automóveis e a história é contada pela visão de um grande fã dele, o Nei do Vale da cidade de Manaus.